terça-feira, 1 de novembro de 2016

Redes Sociais (Grupo Estouro)

Resenha de “Das redes sociais à inovação”

O artigo foi escrito por Maria Inês Tomaél, professora do Departamento de Ciência e Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Adriana Rosecler Alcará , professora do Departamento de Ciência da Informação da UEL e Ivone Guerreiro Di Chiara, professora do Departamento de Ciência da Informação da UEL. As autoras no artigo relacionam informação, conhecimento, aprendizagem organizacional e inovação e o resultado da interação destas.
Inicialmente é discutido a o papel das redes sociais na vida do indivíduo e o papel das redes sociais na vida do homem contemporâneo. A citação de Costa et alii (2003, p. 73), “é uma forma de organização caracterizada fundamentalmente pela sua horizontalidade, isto é, pelo modo de inter-relacionar os elementos sem hierarquia” resume bem a ideia inicial do artigo, que relaciona as diferentes informações compartilhadas na rede social dependendo da pessoa que a utiliza e a função que esta pessoa exerce.
O artigo relaciona informação citando sua organização, e conhecimento falando das diferentes formas de obter conhecimento. Também e citado a necessidade do receptor estar preparado para receber a informação para que esta gere algum conhecimento. O mundo dos negócios é alvo do artigo, em que uma empresa que tem domínio das redes sociais tem maior vantagem frente a outras empresas. Também são discutidos os mitos das ideias de compartilhamento de conhecimento e os desafios que as empresas tem que enfrentar para terem sucesso nas redes sociais.
As empresas devem estar em constate inovação. Isso é atingido pela acumulação constante de conhecimentos e capacitação tecnológica contínua. Nesse contexto a aprendizagem organizacional (aprendizado contínuo) configurando-se como o processo mais importante para o desenvolvimento da inovação tecnológica. A aprendizagem continua é alcançada analisando o passado e tendo melhores escolhas para o futuro. O conhecimento e o aprendizado são primordiais para a adaptação de qualquer setor da sociedade as constantes mudanças do mundo contemporâneo.
As redes sociais estão diretamente ligadas à inovação nas organizações e na disseminação de informações e conhecimento. Elas também são dependentes de empresas e indivíduos dispostos a compartilhar informações, visando ao aprendizado organizacional e conseqüentemente gerando a construção de novos conhecimentos . Sendo assim As interações entre pessoas, entre organizações e entre os elementos humanos sociais e culturais interferem diretamente nos processos inovativos, pois sem estes as redes sociais não trariam efeitos para a sociedade.

Resumo do artigo "Mídias sociais na política eleitoral – Saindo do palanque para a praça virtual das mídias sociais"

A relação entre cadidatos e eleitores teve uma grande mudança graças as redes sociais. Isto ocorreu porque nas redes sociais as pessoas conseguem saber como é a vida do politica, se identificam com eles, sentem proximidade, percebem que têm voz e passam a exercer a cidadania se tornando agentes da própria sociedade.
Com a popularização das redes sociais o marketing político tornou-se essencial. Hoje em dia uma pessoa realizando uma tarefa diária e ao mesmo tempo acessar o perfil ou paginas políticas, assim aproximando a população dos políticos.
Com estas mudanças não somente o cidadão tornou-se mais próximo do político, como o político tornou-se próximo da população, assim tendo maior entendimento da necessidade dela e assim podendo melhor atender melhor o seu eleitorado.
Como resultado da presença das redes sociais na política os políticos tem que se tornar mais acessíveis a população e tanto a população como os políticos tem maior entendimento do cenário nacional. Outro fator é que os políticos que desejam ter sucesso nessa carreira começaram a apresentar o seu progresso e projetos nas redes sociais, assim tendo maior transparência da ação deles no congresso.

Resumo da reportagem "Viciados em redes sociais"

As redes sociais estão cada vez mais presente na sociedade e uma das consequências é o aumento de pessoas que adquiriram um vicio a elas. A reportagem da "Isto é, "Viciados em Redes Sociais", aborda este novo vicio que está presente na sociedade contemporânea. Um estudo apresentado pela Universidade de Chicago chegou a conclusão que hoje em dia é mais fácil não consumir bebidas alcoólicas e cigarro do que acessar uma rede social.
O vicio em redes sociais tornou-se algo preocupante. Em 2016, 25% dos pacientes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo procuram ajuda para largar o vicio de utilizar as redes sociais, sendo que há uma estimativa que esse número tende a aumentar. Assim como as drogas comuns pessoas que são viciadas em redes sociais precisam ficar mais tempo conectadas a estas e quando ficam muito tempo sem utilizar desenvolvem sintomas, como ansiedade, acessos de raiva, suores e até depressão.
O vício por redes sociais foi consequência do aumento do número de pessoas usuárias de redes sociais que estão em ascensão, como o Facebook e o Twitter. A preocupação deste aumento levou a um pedido de um time formado por quatro psiquiatras da Universidade de Atenas, na Grécia, para que este vicio seja colocado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, pois este apresenta cada vez mais casos mais freqüentes e preocupantes.
As redes sociais trazem ótimos benefícios, principalmente por interligar informações do mundo todo e conectar as pessoas, porém deve ser utilizada com moderação, pois assim como qualquer habito essa pode gerar uma dependência.

4) A pós-modernidade é basicamente uma crítica da modernidade, de seus valores e princípios. As características desta etapa da humanidade são as seguintes: há um desencanto social em relação à religião, à política e à ciência. A ideia da verdade e do progresso passou a ser questionada. A comunicação e o consumo são fatores essenciais para entender nossa civilização. As ideias tradicionais deixam de ser referências válidas e tendem a desmistificação de um todo. O que importa é o imediato, o aqui e o agora presente. Há um grande interesse pelo alternativo em qualquer uma das manifestações. O individual substitui os projetos coletivos, onde se aprecia o culto ao corpo e aos livros de autoajuda. Esse conceito interage com a ideia de cibercultura, que é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. A partir desse conceito surge o que é popularmente chamado de rede social, que é uma aplicação da web cuja finalidade é relacionar as pessoas. Assim, as pessoas que integram uma rede social podem conectar-se entre si e criar vínculos. Elas permitem a criação de um perfil com limitações em sua acessibilidade que pode ser compartilhado ou não com quem solicite. As redes sociais tem mostrado um grande desenvolvimento nos últimos cinco anos, somando cada vez mais usuários e gerando constantemente serviços tangenciais que as tornam uma fonte de valor social como econômico. A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica, ambas significam hábitos e costumes. Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Sociedade Civil é uma expressão que indica o conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias que constituem os alicerces de uma sociedade em funcionamento, em oposição com estruturas que são ajudadas pelo Estado. voluntário é uma pessoa disposta a fazer alguma atividade em prol da comunidade, doando seu tempo e conhecimento porque o trabalho não é remunerado, podendo esta atividade ser de bem estar social ou em outros campos

5) Com o novo paradigma conhecido como “holismo” - que objetiva o entendimento completo dos fenômenos relacionados ao campo das ciências humanas e naturais – o meio de atuação do engenheiro químico se tornou muito mais abrangente, pois ele se tornou habilitado a atuar em qualquer processo industrial, no ramo da pesquisa e desenvolvimento, nas áreas comercial e administrativa. Além dos processos industriais, este profissional passou a atuar também em várias outras áreas, como a de desenvolvimento e utilização de softwares para a Engenharia Química e em bancos de desenvolvimento.
 
6) As TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. A utilização de tais tecnologias cria e recria novas formas de interação, novas identidades, novos hábitos sociais, enfim, novas formas de sociabilidade. As relações sociais já não ocorrem, necessariamente, pelo contato face a face entre os indivíduos. A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Essa sociedade é caracterizada pela globalização das atividades econômicas decisivas do ponto de vista estratégico, por sua forma de organização em redes; pela flexibilidade e instabilidade do emprego e pela individualização da mãode-obra.

7) o relativismo cultural e a ausência de posicionamento crítico social estão entrelaçados, porque um complementa o outro de forma igualmente perigosa às diferentes sociedades civis e aos direitos humanos de uma forma geral. O relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. Em outras palavras, "certo" e "errado" dependem de cada cultura; o que é considerado moral em uma sociedade pode ser considerado imoral em outra, e, uma vez que não existe um padrão universal de moralidade, ninguém tem o direito de julgar os costumes de uma outra sociedade. E a partir dessa ideologia que caracteriza-se a ausência de posicionamento crítico social. É evidente que tal tipo de pensamento é perigoso, pois limita a capacidade de prezar pelos direitos humanos universais de cada indivíduo, os quais todo ser humano, independentemente de cultura ou da sociedade em que vive, tem direito. Essa vertente caminha aos caos pois dá liberdade a qualquer tipo de nação/cultura de tomar ações que podem colocar em risco o bem social do próprio país ou até mesmo de outros países, como por exemplo com o terrorismo, medidas abusivas e desrespeitosas contra a mulher e outros grupos sociais vistos com desprezo em muitas partes do mundo.

Imagem 1:
 
 
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55817
Esta imagem retrata a necessidade contemporânea de participar de redes sociais e esta é ironizada pela charge com o psicólogo se assustando, pois o seu cliente não.
 
Imagem 2:
 
 
Fonte: Charge de Ivan Cabral.
Cada vez mais as redes sociais estão aumentando o vinculo entre eleitores e candidatos. Um exemplo foram as eleições de 2012 para presidente dos Estados Unidos em que Barack Obama utilizou as redes sociais para arrecadar fundos para sua campanha e conseguir o seu eleitorado.
 
Imagem 3:

 
Fonte: http://maisum.altervista.org/2015/06/cartoons-bem-divertidos/
A imagem traz uma crítica as redes sociais, principalmente ao Facebook, em que as pessoas utilizam esse programa principalmente para aumentar seu ego.

Vídeos:
 
 
Trata-se de um vídeo que trabalha na estratégia de marketing que as empresas abordam desde o surgimento das redes sociais. Isso significa que todas as empresas que desejam se manter no mercado necessitam de sua introdução nas redes, investindo capital no estudo de publico alvo e divulgação, assim como interesse de seus clientes.
 
 
https://www.youtube.com/watch?v=59IC3nHJHcU
Trabalha com a ideia de falsa felicidade. Uma pessoa cria ilusões de sua própria vida postando irrealidades do seu cotidiano somente para ganhar atenção. A necessidade da aceitação alheia provoca uma necessidade constante de exibir sua vida perfeita, quando de fato, nem sempre a sua realidade condiz com o que você parece ser.
 
https://www.youtube.com/watch?v=0zBGSik_XwA
Critica a necessidade do ser humano de ser observado e aponta a possível solidão da atual sociedade . Todos gostam de opinar e aparecer nas mídias, mas raramente se dão ao trabalho de observar a vida alheia, já que o próprio ego é mais importante. A realidade virtual sobrepõe a realidade real.

Fontes:
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; CHIARA, Ivone Guerreiro di. Das redes sociais à inovação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28559.pdf/>. Acesso em: 21 out. 2016.
REDAÇÃO ELEITOR ONLINE. Mídias sociais na política eleitoral – Saindo do palanque para a praça virtual das mídias sociais. Disponível em: <http://www.eleitoronline.com.br/midias-sociais-na-politica-eleitoral/>. Acesso em: 21 out. 2016.
LÓES, João. Viciados em redes sociais. Disponível em: <http://istoe.com.br/204040_VICIADOS+EM+REDES+SOCIAIS/>. Acesso em: 21 out. 2016.

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