quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Cibercultura, Ócio Criativo, Liderança (Grupo: Ananda + 4)

CIBERCULTURA
 

A imagem mostra a imersão de uma pessoa em um computador. Atualmente, vivemos muito atrelados a tecnologias fazendo muitas vezes as máquinas se confundirem com os homens. É uma realidade possuir uma vida online e off-line, sendo que as duas estão sempre muito conectadas não se distinguindo, cada vez mais, a separação entre elas.


A definição de cibercultura é facilmente entendida através da etimologia da palavra de modo que “ciber” vem da cibernética, ou seja, representa a tecnologia como a internet, enquanto “cultura” significa comportamento, modo de agir de uma determinada região ou grupo de indivíduos. Portanto, podemos concluir que a cibercultura é a junção da vida online das pessoas com sua vida off.

Essa nova realidade tem gerado muita polêmica, pois ela gera uma exclusão digital muito grande por parte dos que não tem acesso aos meios de tecnologia e informação. Essas pessoas acabam ficando para trás com relação aos que tem acesso, uma vez que a tecnologia proporciona um acesso à informação integrada mais rápida e fácil com relação aos que não possuem.

Um dos pontos muitos discutidos é a educação. Muitos defendem a ideia de que a educação deve acompanhar o desenvolvimento tecnológico e ser remodelada para acompanhar essa nova mudança. Países como a Inglaterra mostram que a internet tem sido um instrumento muito valioso para a

educação.Mais da metade das famílias de classe média do país fazem seus filhos estudarem em casa com o auxílio das novas tecnologias. Outro indicador do sucesso da internet é o número crescente de faculdades que usam a técnica do EAD.

A globalização tem gerado cada vez mais a cibercultura, de modo que entramos em um processo de imersão que não pode mais ser revertido. Comunicamo-nos de forma diferente de uma década atrás, temos mais facilidade para nos comunicarmos com pessoas a milhares de distância, como exemplo pode-se pensar em um astronauta que durante uma missão no espaço recebe informação da Terra.

O vídeo abaixo explica um pouco mais sobre o conceito de cibercultura e mostra como ela tem nos afetado nos dias atuais. 


Vídeo recomendado: https://www.youtube.com/watch?v=oaJpSeO_m2I

LIVRO O ÓCIO CRIATIVO

O texto de Andrade é uma resenha sobre o livro O Ócio Criativo, um livro amplamente citado pelas pessoas. Nesse livro o autor e sociólogo Domenico de Massi mostra como é exaustiva a jornada de trabalho do mundo moderno e propõe um novo modo de trabalho.

O novo método seria pautado exclusivamente no trabalho a distância, cada um em sua casa de modo que o trabalho se misturasse com lazer a ponto de não saber mais se você está se divertindo ou trabalhando.

Esse novo modo de trabalhar solucionaria o estresse das pessoas, mas provocaria novos problemas, como a dificuldade para se organizar para trabalhar em casa, ou ainda, veicular seus hobbies a trabalho de modo que estes deixem de ser divertidos para você e passe a ser apenas mais um trabalho.

Atualmente, temos nos preocupado cada vez mais com a motivação do trabalhador, visto que já entendemos que trabalhadores motivados significa maior produtividade e com isso mais lucro. Por conta disso, tem surgido cada vez mais maneiras de melhorar o ambiente de trabalho de modo que as pessoas fiquem mais felizes e satisfeitas com o que fazem.

Se pararmos para refletir e comparar com o passado verá que já ouve uma melhora muito grande quanto ao ambiente confortável de trabalho, uma vez que antes nem era discutido o fato de um trabalho repetitivo, como mostrado no filme Tempos Modernos, gerava desconforto e falta de motivação para o trabalhador. As empresas só queriam produzir cada vez mais sem se preocupar com o capital humano. Atualmente, sabemos que o cenário é outro.

O vídeo abaixo mostra uma fala do autor do livro O Ócio Criativo.

Vídeo Recomendado: https://www.youtube.com/watch?v=TVx-L2I1TDk

LIDERANÇA


A figura mostra um líder guiando um grupo. A figura do líder é exatamente essa, sintonizar o grupo e alinhar as ideias para fazer o objetivo comum de o grupo fluir.

Durante muito tempo a única estrutura de grupos que existia era a verticalizada. Nesse tipo de grupo o líder era tido como autoritário, dava ordens sem escutar os seus subordinados. Atualmente, está cada vez mais comum a formação de grupos horizontalizados, em que a tomada de decisão é feita em grupo e a comunicação entre líder e subordinado está cada vez mais simples e acessível.

Essa nova tendência tem gerado ambientes de convívio mais leves e confortáveis para a interação entre os componentes. Levando para o empresarial, temos chefes vistos cada vez mais como um amigo parceiro, do que como a pessoa que manda em tudo. Por isso, tem se mudado a expressão de chefe para líder.

O vídeo abaixo mostra um exemplo da figura de um líder em um grupo. 


Vídeo Recomendado: https://www.youtube.com/watch?v=4050phc9YUU

BIBLIOGRAFIA

TEIXEIRA, Marcelo Mendonça. A Cibercultura na Educação. Disponível em: <https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/9258/a-cibercultura-na-educacao.aspx>. Acessado em: 19/10/2016.

ANDRADE, Walmar. O Ócio Criativo, de Domenico de Massi. Disponível em: <http://mude.nu/ocio-criativo-domenico-masi/>. Acessado em: 19/10/2016. SEDER, João Luís Moraes. Liderança: um papel essencial no cenário atual. Disponível em: <http://www.prodfor.com.br/index.php/sga/item/93-lideran%C3%A7a-um-papel- ssencial-no-cen%C3%A1rio-atual>. Acessado em: 19/10/2016. 
Equipe:

Ananda Pazim

Bruno Maciel
Guilherme Ferreira
Guilherme Fonseca
Victor Ghiraldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário